sábado, 27 de julho de 2013

Mitologia: Epona


Na religião galo-romana, Epona era uma protetora de cavalos, burros, e mulas. Era particularmente uma deusa da fertilidade, como mostrado pelos atributos dela de uma patera, cornucópia, orelhas de grânulos e a presença de potros em alguma esculturas sugerindo que a deusa e seus cavalos eram líderes de alma na condução ao além-túmulo, em paralelo aos Rhiannon dos Mabinogion. De forma incomum para uma deidade céltica, a maioria das quais eram associadas a localidades específicas, o culto de Epona, "basicamente a única divindade céltica cultuada na própria Roma," foi difundido no Império Romano entre o primeiro e terceiro séculos D.C..
Fernand Benoit encontrou as atestações mais primitivas de um culto à Epona nas províncias danubianas e insistia que tinha sido introduzida nas limas da Gália por cavaleiros do leste. Esta sugestão geralmente não tem sido aceita.
Embora o nome esteja na origem gaulesa, inscrições dedicatórias à Epona estão em latim ou, raramente, em grego. Eram feitas não apenas por Celtas, mas também por germânicos, romanos e outros habitantes do Império Romano. Uma inscrição à Epona de Mainz, Alemanha, identifica o devoto como sírio. Uma inscrição latina longa do primeiro século antes de Cristo, gravado em uma folha de comando e acompanhando o sacrifício de uma potranca e o presente votivo de um caldeirão, foi encontrado em 1887 em Rom, Deux-Sèvres, no Rauranum Romano. A inscrição oferece à deusa uma profusão arcaica de epítetos para uma deusa, Eponina 'cara pequena Epona': ela é Atanta, Potia deusa dos cavalos 'Senhora poderosa' (compare com Potnia em grego) e "Heppos" (ίππος = cavalo), Dibonia (Latim, a 'deusa boa')", Catona 'da batalha', Vovesia nobre e boa.
Seu dia de banquete no calendário romano era 18 de dezembro como mostrado por um calendário rústico de Guidizzolo, Itália, embora esta possa ter sido apenas uma celebração local. Era incorporada ao culto imperial por ser invocada na crença do Imperador, como Epona Augusta ou Epona Regina.
A suposta autonomia da civilização céltica na Gàlia sofreu um revés mais adiante com o estudo de Fernand Benoit do simbolismo funeral do cavaleiro com o demônio ("anguiforme") com rabo de serpente, que estabeleceu como um tema de vitória sobre a morte, e Epona; ambos descobriram ser manifestações tardias do simbolismo influenciado pelo Mediterrâneo, que tinha alcançado a Gália através de contatos com a Etrúria e Magna Grécia. Benoit comparou o cavaleiro com a maioria dos cavaleiros ilustrados em torno dos litorais mediterrâneos. Percepções das deusas célticas nativas mudaram sob a hegemonia romana: apenas os nomes permaneceram os mesmos. Como a Gália foi romanizada sob o inicial império, o papel do soberano de Epona evoluiu para um protetor da cavalaria. O culto de Epona foi muito difundido no Império Romano pela cavalaria auxiliar, alae, especialmente a Guarda Montada Imperial ou equites singulares augustii recrutada da Gália, Germânia mais baixa, e Panônia. Uma série de suas dedicatórias à Epona e outras deidades célticas, romanas e germanas foram encontradas em Roma, no Laterano. Como Epane ela está atestada na Cantábria, Espanha do Norte, sobre o Monte Bernorio, Palencia.

Segundo Plutarco, citando Agesilau, historiador grego do qual sobrevivem poucos fragmentos[carece de fontes], em seu livro História da Itália, Epona era filha de Fulvius Stellus com uma uma égua . Aristonímio de Éfeso e Fulvius Stellus eram homens que detestavam mulheres, se relacionaram, respectivamente, com uma jumenta e uma égua, e destas relações nasceram lindas mulheres, Onoscelis e Epona. Nas palavras de Plutarco: "Fulvius Stella abominando a companhia de mulher, acoplou-se a si mesmo a uma égua, de quem ele gerou uma criança de mãe solteira muito bonita, e foi chamada pelo nome cabível, Epona..."

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário